domingo, 22 de abril de 2012

O Manifesto revolucionário da escola pública

“Quando atiramos uma pedra ao lago uma onda se espalha em todas as direções, assim como a pedra são nossas ações no atual sistema público de educação, elas provocam uma onda que dará conta de destruir nossas possibilidades de futuro e de apagar os rastros de nosso passado”. (Jonatan Tostes)
O Manifesto revolucionário da escola pública
Atualmente o órgão responsável pela educação e instrução das pessoas de nosso mundo é a escola, uma instituição montada ha muito tempo atrás para atender as demandas econômicas e culturais mundiais, mas a realidade de nosso mundo é constantemente alterada e os produtores deste aparelho ideológico se esqueceram de modifica-lo com o tempo, agora ele se tornou um agente contrario a seu proposito inicial.
A palavra “Escola” tem origem grega, ela deriva da palavra “Skole” que significa “lazer”, para os gregos o tempo ocioso devia ser dedicado ao estudo e por este motivo suas horas de lazer eram seu momento escolar, onde tinham o prazer de aprender. No entanto para nossa sociedade isso já não faz mais nenhum sentido, a escola atualmente é um local de regras e de disciplina e poucos são aqueles que sentem prazer em assistir aulas ou encaram essa atividade como um momento de lazer, entre os jovens a frase interrogativa “Quem inventou a escola?” é constantemente usada de forma pejorativa para manifestar seu ódio pelo ambiente escolar.
Esse ódio pela atual escola é algo curioso, mas que pode ser explicado pelas modificações que ela sofreu na idade contemporânea, a escola de hoje difere completamente da do mundo grego ou medieval devido a se modificar conforme as necessidades históricas e econômicas de nosso mundo. No decorrer do século XIX uma nova classe social necessitava se firmar no poder e para fazer isto ela precisava que a população tivesse o mínimo de instrução, a burguesia uma classe social que ascendeu através do comercio e que se perpetuou no poder através da posse dos meios de produção precisou eliminar a monarquia que se mantinha no poder devido a linhagens sanguíneas e antigas conquistas, para isso ela se uniu com o povo e demostrou que o mundo deveria ser livre e que cada homem devia ter o direito de governar.
Neste momento a burguesia utilizou a escola para instruir um grande numero de pessoas que auxiliariam a compor este novo mundo que estava surgindo, elas precisariam votar e exercer minimamente um papel como cidadão. Para tanto foi necessário algumas mudanças na escola, o mundo havia mudado devido a intensificação da produção de maquinas e com o aumento das indústrias logo era preciso de trabalhadores disciplinados e prontos para consumir os novos produtos, a escola foi então escolhida para ser o local de formação desse novo tipo de pessoas.
Toda a estrutura da escola foi planejada para atender então a essa nova realidade, as salas deveriam ser retangulares e as cadeiras enfileiradas para que se tornasse semelhante a uma linha de produção fabril onde cada “operário” realiza seu trabalho individualmente, mas age coletivamente seguindo ordens. O professor devia ficar acima de todos e em pé assim como o encarregado age na empresa e dele é que brota toda a razão e verdade e por este motivo suas ordens devem ser seguidas sem questionamento caso o contrario o aluno será punido. Não é por menos que a palavra Professor, vem do verbo professar que significa falar a verdade e a palavra aluno vem do latim onde “a” é um prefixo de negação e “lunos” que dizer luz, logo o aluno é um ser sem luz, sem conhecimento, sem razão e o professor é que possui esses atributos e por isso dá as ordens, essa visão hierárquica facilita a aceitação do mundo de regra que estes alunos enfrentarão quando saírem da escola. Dessa forma a escola foi um aparelho ideológico utilizado pelo Estado e pela burguesia para poder controlar as pessoas e reproduzir o cenário de uma fabrica, haja vista que até o sinal é idêntico, o objetivo da escola pública é dar aos alunos o mínimo de conhecimento que necessitariam para manter o mundo de forma organizada.
No entanto da mesma forma que a escola foi transformada pelos detentores do capital pode vir a ser transformada por outro grupo de pessoas para atender a uma demanda diferente, o que de certa forma está acontecendo. Atualmente a escola perdeu muitas de suas características, os jovens com o passar do tempo começaram a descobrir que está instituição não serve mais para lhes propor uma ascendência social e por este motivo começam a destruí-la mesmo que de forma não consciente. A escola pública do século XXI devido a falta de investimentos econômicos e intelectuais perdeu sua capacidade educadora e isto a cada dia se torna mais perceptível pela população.
Uma grande inversão de valores ocorreu no mundo escolar com a intensificação da mídia, os meios de comunicação forneceram aos alunos a possibilidade de obter facilmente informações e elas acabaram por deturbar o conhecimento ao invés de auxilia-lo devido a falta de preparo para lhe dar com as novas tecnologias. O professor desde o mundo antigo até meados do contemporâneo exercia um papel de grande valor na sociedade devido ser o detentor do conhecimento, isso ocorria porque os livros eram algo extremamente raros e a instrução para poder lê-los era algo valioso.   Antes da invenção da imprensa possuir um livro era como possuir um carro de luxo hoje, poucos eram capazes disto, logo o professor era a pessoa que detinha esse recurso e apenas por ele que o aluno obtinha conhecimento.
Mas com o passar do tempo o mundo foi se modificando e os livros se tornaram algo comum e por este motivo o conhecimento se tornou também algo de fácil acesso, com a invenção da televisão e da internet o mundo passou a ter um canal aberto com o conhecimento que antes era transmitido apenas pelo professor. No entanto os alunos não perceberam que o acesso ao conhecimento não significa o aprendizado, logo os estudantes iniciaram um processo de desvalorização do conhecimento e valorização a informação, ou seja, o conhecimento a ser obtido nas aulas começou a ser desprezado pelos alunos a medida que este não se enquadrava na realidade dos alunos e poderia ser facilmente visto pela mídia, mas os alunos não se atentaram que a informação é um dado morto nas mãos daquele que não tem conhecimento para opera-la, logo perderam então a razão do aprender.
Este processo deveria ter sido positivo se as aulas que antes eram expositivas fossem alteradas por aulas mais criativas que entendessem que o aluno possui acesso a informação e agora então era necessário trabalhar o conhecimento através de dinâmicas e recursos adequados, mas a falta de investimento na formação dos docentes e na estrutura da sala de aula impossibilitaram que isso ocorresse e permitiram que o aluno perdesse o interesse pela educação. Quando observamos uma sala de aula percebemos que ela é idêntica a uma sala de 50 ou 100 anos atrás, devido a falta de preocupação do Estado para com essa instituição, tente observar uma sala de um médico e você percebera que ela difere muito de uma do século passado. Outro problema é a progressão continuada que por ter sido aplicada incorretamente criou um censo de não reprovação ao aluno e uma certa prepotência deste para com o professor que não poderia mais reprova-lo, logo uma sala lotada e com faixas de aprendizagem diversas é com alunos cientes de uma não reprovação é um ambiente de trabalho muito difícil para um profissional desmotivado e mal pago.
Grande parte das escolas sofrem com problemas gravíssimos e como não possuem formas de resolvê-los optam por soluções nada inteligentes. Na escola pública é comum observar alunos realizando uma atividade medieval, diversos jovens passam cerca de quatro horas de seus dias transcrevendo paginas de um livro ou de um quadro negro em seu caderno de uso pessoal, essa atividade era realizada por monges copistas antes da invenção da imprensa, pois a única forma de obterem livros era copiando as palavras do original.
 Mas nosso mundo não necessita mais desse método devido à facilidade de impressão de livros, no entanto todos os dias crianças copiam textos para passar o tempo ou praticar a caligrafia, algo que também está sendo substituído pela digitação. Isso ocorre porque o nível de alfabetização dos alunos é muito baixo e como as salas não possuem recursos e estão superlotadas a forma mais hábil de se comunicar com todos sem que haja desordem e bagunça e fazendo com que os alunos escrevam o conteúdo que deveriam estar aprendendo e debatendo, uma atitude nada inteligente tendo em vista que grande parte deles não sabem nem mesmo o que estão a copiar.
 No entanto a ausência de questionamentos, que é um atributo favorável para a burguesia e o Estado, compactuam com este tipo de ação e todos os dias ela continua a ser realizada nas escolas, mas alguns alunos as vezes se recusam a fazer o pedido, muitas vezes por que simplesmente não querem, mas lá no fundo começam a identificar que algo está errado, pois o próprio professor que busca dia a dia trabalhar a criticidade do aluno tem ciência que aquela atividade não esta adequada, porem continua a realiza-la pela falta de opção.
O aluno é uma vitima desse processo assim como o professor, porem o segundo tem mais possibilidades de atuar do que o primeiro, o que ocorre é que nossa sociedade buscou formas de trabalhar a liberdade e os diretos da criança e fugir da repressão, mas a ausência de uma base educacional causada pela desestruturação familiar e as questões socioeconômicas fizeram com que a liberdade dos alunos se tornasse libertinagem. Nos tempos antigos o professor era uma figura de respeito que muitas vezes era imposto pelo medo, esse quadro era negativo a medida que formava cidadãos pouco críticos, mas na tentativa de politizar os alunos e mostrar a eles como desfazer uma visão hierárquica do mundo a educação deu espaço para que a diminuição da disciplina fosse corrompida e gerasse uma bagunça generalizada e desrespeito para com os docentes, que não são mais aqueles que professam e sim mediadores de uma linguagem cientifica para uma vulgar, isso ocorreu porque a falta de investimentos na educação impediu que o professor desse continuidade ao processo, logo os questionamentos se tornaram uma forma de destruir um sistema falido de educação e como não dispomos de uma estrutura para fazer um melhor as gerações que foram chegando passaram não mais a questiona-lo e sim a inconscientemente tentar destruí-lo. Logo em muitas escolas a falta de educação e estrutura impossibilitam que as aulas tenham um verdadeiro efeito, os professores não conseguem lhe dar com uma gigantesca massa de alunos dispondo apenas de giz e lousa e passam a apenas tentar controla-los dentro da sala se tornando um mediador de conflitos sem recursos para isso e por este motivo rapidamente se sente desmotivado e procura desistir da profissão que não mais é vista pela sociedade como aquela que detem o conhecimento, mas como aquela que cuida daqueles que deveriam obtê-lo.
È claro que a escola a nível nacional possui realidades diferentes e que algumas conseguiram se adaptar aos novos padrões mundiais com mais eficiência que outras, mas se avaliarmos a rede pública de ensino como um todo a situação descrita é uma realidade para maior parte delas. Este quadro tende a se agravar a medida que a cada ano o número de profissionais ligados a educação é reduzido, em uma turma de História por exemplo as aulas são iniciadas apenas com uma faixa que vai de 30 á 40 alunos e destes cerca de 15 á 10 chegam ao final do curso e apenas deles  5 entram no mercado de trabalho como professor, pois os demais optam por outras profissões devido a desorganização e desvalorização da escola pública. Inversamente aos que entram o número de profissionais saindo da escola pública é gigantesco e grande parte deles saem do cargo por problemas de saúde, um dado que é visível e lógico e aponta um colapso do sistema educacional público.
Com todo este descaso e as alterações no perfil da escola os alunos passaram ver o espaço escolar como uma prisão desnecessária, um espaço que roubaria anos de suas vidas com coisas inúteis e comuns e que iria oprimi-lo através de regras, isso desconstrue totalmente a ideia escolar dos gregos. Se perguntarmos em uma sala de aula quantos querem ser professor é provável que não obtenha nenhuma resposta positiva e que caso haja alguma o próprio professor desencoraja o aluno a fazê-lo, pois o mesmo sabe que o Estado e a Burguesia não permitiram que está profissão faça seu trabalho corretamente e em boas condições.
 Com isto os profissionais da educação que são responsáveis por organiza-la e faze-la funcionar corretamente não possuem capacidade e condições para faze-lo, muitos dos coordenadores e responsáveis pelo sistema de ensino ocupam a função apenas pelo fato de serem professores antigos e não mais conseguirem ficar na sala de aula devido a desorganização da mesma, mas não estão devidamente qualificados para tratar da questão e desconhecem as novas tecnologias e métodos educacionais, tudo isso forma um quadro cada vez mais complexo que contribui para que a escola não funcione corretamente
O Estado assim como a escola pública foram feitos para não funcionar corretamente, o estado deveria ser um órgão que suprisse as necessidades do povo até o momento que este não precisasse mais de um intermédio e pudesse se auto gerir, caso o estado trabalhasse corretamente ele caminharia para sua própria extinção. A escola foi a principio criada para instruir e educar a população e sabemos que uma população politizada não permitiria que um mundo desigual como o nosso existisse, logo se a escola fizer corretamente seu papel ela destruirá a burguesia e eles não permitirão que isso ocorra, por este motivo ela deve apenas existir operando com as mínimas condições. No entanto da mesma forma que a burguesia utilizou a escola para eliminar a monarquia, nossa sociedade pode faze-lo, mas infelizmente o único sistema que pode ser gerado de imediato  pela classe oprimida devido a ausência de educação que possuímos   é a barbárie, por este motivo precisamos resgatar os valores da escola antes de iniciar um processo revolucionários, caso contrario ela será responsável por produzir um colapso geral de nossa sociedade.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Desde os tempos mais remotos de nossa História o ser humano se apropria do conhecimento para dominar aquilo que o cerca, seja a natureza esse gigante que o desafia ou até mesmo outro ser humano. È interessante notar que a constante luta de nossa espécie é causa pela vontade de buscar algo melhor e quando ela alcança este objetivo instantaneamente cria outro para poder fazer juz à razão de sua existência, que nada mais é do que uma interminável busca por algo que não pode ter e por isto nunca achará.
A escola que foi criada para emancipar o ser humano foi utilizada como uma ferramenta pela burguesia para oprimi-lo, da mesma forma, a desordem gerada pelo mal funcionamento da escola deve ser utilizada como ferramenta para reconstrui-la e fazer com que ela atenda seu proposito inicial. Cabe aos professores lutar para a transformação da escola, não através de um trabalho desvalorizado ajudando a manter um sistema falido, mas sim através de uma paralização que una a população e discuta o fracasso evidente e as possibilidades de reestruturação.

JONATAN TOSTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário