quarta-feira, 6 de julho de 2011

Escola, serve para quê?


?


“Se aluno quer dizer sem luz
E escola significa Lazer
Muita gente pode vir a perguntar
Escola serve para quê?”
                             Jonatan Tostes

Quando, os crimes de um Estado para com aqueles que o constroem se torna tão grande e nefasto que toda a sociedade consegue ver com clareza o quanto estão sendo desvalorizados e mesmo assim não conseguem se articular para transformar esta triste realidade, devido ao forte domínio e opressão que o Estado impõe sobre todos os cidadãos. Significa que é hora de forças maiores entrarem em ação!

Historicamente posso afirmar que existiu um tempo em que a escola funcionava, mas este tempo já acabou. O mundo mudou e é possível visualizar essa mudança em todos os aspectos e logo o jovem também mudou e já está na hora da escola mudar. Caso contrario ela (se já não é) se tornara um espaço obsoleto incapaz de formar cidadãos e eficaz em produzir robôs alienados.
Foi-se o tempo em os alunos batalhavam por notas e tinham medo de repetir o ano, foi-se o tempo que a escola particular era para aqueles que não conseguiam acompanhar a escola publica, foi se o tempo em que os professores eram mestres responsáveis pela formação da sociedade. Hoje encontramos alunos saindo da escola semi-analfabetos, incapazes de exercer seu papel de cidadão, as escolas pagas é que formam a elite da nação e os professores são vistos como coitados mal pagos que vigiam 50 alunos em uma sala durante algumas horas e neste tempo tenta ensiná-los o básico para que possam servir de mão de obra barata quando forem adultos.
Já está na hora de acordar, a escola como esta hoje não serve mais para sociedade, pelo menos não para aqueles que a mantém, que estão na base da pirâmide, pois aqueles que estão em seu topo fizeram um ótimo trabalho e para eles ela serve muito bem.
O que deve ser feito? Como mudar este quadro? Quais opções temos? Neste caso é melhor lembrar que o fato de pensar que temos opções e que isto deve ser mudado também esta para entrar em extinção, se a escola continuar a realizar o trabalho tão bem como tem feito. Exagero... Como professor penso que não, pois vendo a forma que a sociedade esta conformada com tudo, acredito que só com uma grande pancada a faremos acordar e ver que um aluno após cursar 12 anos em uma escola não sabe ler e escrever corretamente e que as faculdades de licenciaturas estão cada dia com uma procura menor e com uma qualificação de profissional pior, logo os bons não vão para educação (salários baixos, péssimas condições de trabalho e ausência de planos de carreira aceitáveis) e a maior parte dos profissionais estão desmotivados para mudar o quadro e mais ainda para tentar mudar a sociedade.
Esta bola de neve esta girando há muito tempo e um dia vai se chocar!

Socialismo ou Barbárie ......

Nessas condições só estaremos aptos a realizar a segunda opção! Tenho ciência que existem muitos professores ainda fazendo um trabalho digno, mas as condições não permitem que eles transformem o sistema sozinhos, precisamos de melhoras já, a sociedade precisa pensar a escola para poder modificá-la.

Jonatan Tostes
    
OBS: Sobre o poema - A origem da palavra ALUNO, pode ser interpretada como A= Sem e 
LUNO = luz, devido a luz representar conhecimento e o estudante estar a busca deste, já  a palavra escola vem do grego SKOLE que significa lazer, pois os gregos estudavam em suas horas de livres, antes da escola ser a instituição de hoje.  

2 comentários:

  1. Apoiado!

    A questão é: Como mobilizar a sociedade civil para uma reflexão coletiva acerca da função social da Escola?

    =S

    ResponderExcluir
  2. Um bom começo é usar a escola para montar projetos que alcancem toda a comunidade, ou seja, tentar usar o aparelho ideológico a nosso favor.
    Tarefa difícil, mas possível!

    Abraços

    ResponderExcluir