sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que é Brasil? o que é ser brasileiro?

Brasil, existem duas hipóteses interessantes que explicam o porquê nosso país tem esse nome. A primeira envolve a seguinte lenda irlandesa, alguns navegadores acreditavam na existência de uma ilha paradisíaca, repleta de inigualáveis riquezas naturais e as mais belas mulheres, esta ilha se chamava Brazil, pois era a morada de um deus conhecido como Breasal, senhor da bem aventurança, da sorte e do prazer. Muitos navegantes queriam alcançar este paraíso perdido, mas ele se encontrava em águas desconhecidas ou talvez não tivesse um paradeiro estável ficava a rodar pelo mundo, para nunca ser encontrado. Quando os portugueses chegaram a nossas terras e viram aquela bela paisagem repleta de maravilhosas damas nuas e riquezas naturais, logo nomearam o lugar de Brasil, pensando ter encontrado a lendária ilha de Breasal e foram então desfrutar de todas as belezas do local paradisíaco.
 A segunda versão se apega mais ao lado econômico, a palavra Brasil poderia ter derivado da palavra Brasa, pois em nosso território existia em grande abundancia uma arvore que é capaz de produzir uma tinta vermelha com o caldo de seu caule, arvore chamada pelos portugueses de pau-brasil, ou seja, pau semelhante à brasa, vermelho e como existiam muitas arvores destas aqui, nosso país seria um aglomerado de brasas, logo o nome Brasil. Está versão é mais divulgada devido a ter mais lógica e possuir mais registros históricos, mas a primeira hipótese não é totalmente descartada, sendo alvo de muitas pesquisas por historiadores.
 Outra curiosidade sobre nossa origem é que no século XIX existiam muitas discussões sobre como deveriam ser chamados os nascidos no Brasil, naquele tempo entendiam que Brasileiro eram os portugueses que vieram para o Brasil, Brasiliano o nativo (índio) e brasiliense era o nome que alguns defendiam ser o correto para nos denominar (ver correio brasiliense sec. XIX), mas com a constituição de 1824 foi aprovado que o cidadão nascido no Brasil deveria ser chamado de brasileiro, algo questionável, pois nos foi dado justo o nome atribuído aos exploradores do Brasil, já que brasileiro antes de 1600 era aquele que explorava o pau-brasil e até 1824 eram os portugueses que exploravam o território em geral. 
Estas curiosidades podem ser relevantes quando nós refletimos sobre nossa identidade nacional, pois a origem do nome de nosso país indica em ambas as hipóteses que o Brasil é um lugar para ser explorado, desfrutado, como uma terra virgem esperando para ser dominada pela ambição e o nome que atribuímos nossa nacionalidade é retirado da intitulação dada aos nossos exploradores, nestas duas situações existe algo de perverso que marca nossa identidade.
 O que quero dizer é que ao buscarmos nossas origens encontramos alguns fatos muito constrangedores que mancham o “ser brasileiro”, tendo em vista que grande parte dos povos quando buscam alterar suas condições miseráveis de vida mergulham em busca do nacionalismo, os franceses, por exemplo, buscaram suas origens nos bravos gauleses ao caminharem para revolução, devemos ver que nossa consciência de nacionalismo esta muito debilitada para fazermos este resgate, o que é preocupante, pois é mais fácil ver o Brasil como o “País de todos” do que como o nosso país.
O Brasil é visto pelo mundo como quintal das grandes potências e é gritante o quanto nosso país precisa melhorar em nível de educação, segurança e saúde e uma forma de mudarmos isto é adquirindo mais respeito em nosso país por parte de nosso povo, temos de ter mais vontade de ser brasileiro e menos de querer fazer parte do “Americam way of life” ou de qualquer outra ideologia do exterior, temos que querer salvar nossa pátria e não fazer como nossos colonizadores explorando ela a nosso favor, mas se nosso passado não nos cabe orgulho, se fomos produzidos durante um episódio de exploração e ganância, se herdamos nosso nome dos exploradores que nos dizimaram, como vamos fazer isto?
Acredito que devemos pensar que nosso passado nos faz guerreiros e que ter sobrevivido a tais insultos nos ajudou a construir uma nação forte capaz de lutar não por a hegemonia de uma nação, mas pelo ser humano. Não devemos pensar apenas na origem do Brasil, mas sim ter ela como exemplo de como o ser humano pode ser destrutivo e nefasto e, além disso, pensar como duas etnias (o negro e o índio) submetidas a um genocídio e uma perversa exploração conseguiram sobreviver e dar origem a um grandioso povo, logo temos um motivo para se orgulhar do Brasil.
O convite é para que estranhem o país ao qual pertencem e os modelos que a sociedade impõe através do capitalismo e lutem para a formação de um sistema que não permita tais desigualdades, uma luta que nosso povo estará pronto para realizar quando tomar consciência do quanto já foi ferido e que já está na hora de revolucionar.


                                                                                                                Jonatan Tostes  

Um comentário:

  1. Excelente texto...antes dele eu avia lido aqui mesmo um texto sobre nosso sistema educacional e agora esse texto que instiga questionamentos por parte do leitor.Nosso sistema educacional devia ser igual,estimulando o ser humano a ser um animal pensante e não o deixando prezo no senso comum e nessa nossa sociedade hipócrita.

    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir