sexta-feira, 15 de julho de 2011

A importância do pensamento

Será que o “penso, logo existo” de Descartes não faz mais sentido para nossa humanidade?
 Será que ato de pensar pode ser considerado extinto, pois não está mais presente na maior parte do povo brasileiro?
Será que o pensamento existe apenas para uma pequena parcela da sociedade, que faz o mundo ser tão injusto e desigual?

Existem sábios orientais que afirmam que o mundo é feito de acordo com a nossa vontade e pensamento, ou seja, o nosso pensar é que dá forma ao mundo e permite que ele seja assim. De certo ponto de vista eles estão certos, pois a humanidade é que constrói o mundo e logo o sonho que se sonha junto se torna realidade, mas se acreditarmos nisto e olharmos o mundo nefasto que temos, deveríamos estar extremamente preocupados.
De duas uma, ou a maior parte da humanidade gosta do gigantesco nível de miséria econômica e mental no qual o mundo se encontra, ou apenas uma pequena parte da sociedade, alguns controladores capitalistas, que possuem o poder de “pensar” e por este motivo moldam o mundo a seu bel-prazer.
Podemos ver isto de outra forma é claro, mas não podemos deixar de refletir que esta analise mística tem um grande fundo de verdade, afinal se a maior parte da nação realmente quisesse um mundo melhor lutaria por ele e faria com que ele acontecesse e se não o fazem é porque de alguma forma aceitam a triste realidade em que vivemos, ou porque são incapazes de produzir algo melhor e por isto permitem que aqueles que não são o façam.
Nós (digo os proletários que compõe a massa grandemente explorada) somos a maioria e devemos fazer com que nossa vontade triunfe sobre a da minoria (Grandes burgueses) que afligem o mundo, caso contrario iremos nos tornar uma classe de pessoas não pensantes e logo de acordo com Descartes, mortos intelectualmente.
Como mudar esse quadro? Um começo é exercitar o pensamento, a critica, a curiosidade. Questione o governo opine sobre as decisões e demonstre a forma como você quer que o mundo seja. Use seus talentos para mudar a sociedade, se sabe escrever componha textos que motivem as pessoas a se manifestarem use este potencial para desperta-las, se sabe cantar, cante por um mundo melhor e se sabe falar leve esse poder para um local que tenha efeito e que suas idéias ecoem pelo país.
 Faça seu pensamento e sua vontade ecoar pela humanidade para que a construção de um mundo melhor aconteça, pois se depender daqueles que estão pensando atualmente nada vai mudar. Se muitas pessoas pensarem um mundo melhor ele há de acontecer, mas se permanecermos quietos estamos apenas a provar que há habilidade de pensar não está mais presente entre nós, ou que queremos o mundo assim.
  


                                                                         Jonatan Tostes

Nenhum comentário:

Postar um comentário